sábado, 21 de maio de 2011

V Domingo da Páscoa

«Vou preparar-vos um lugar» 
(Jo 14, 2)
 
Lemos hoje também um lindo texto do evangelho de São João. É uma parte dos chamados «discursos de despedida» de Jesus, pronunciados durante a ceia que celebrou com os Seus discípulos momentos antes da Paixão. Este discurso prolonga-se através dos capítulos 14 a 17 e são como que o testamento do Senhor. Jesus diz aos seus discípulos que vai partir e isto não deve perturbá-los porque ele parte para depois poder levá-los e tê-los sempre consigo, para preparar-lhes um lugar na casa do Pai, uma casa onde todos têm lugar, sobretudo os filhos pródigos que desejam regressar, os fiéis que souberam carregar o peso do trabalho e da vida.
Neste quinto Domingo da Páscoa, Cristo pede-nos que tenhamos confiança n’Ele, que contemplemos a Sua misericórdia para com os pobres, os pecadores, os enfermos e os famintos, e que vejamos nisso as próprias obras de Deus a nosso favor; obras que também nós deveremos fazer em favor do próximo, para que todos possam chegar à casa paterna, para que todos possam desfrutar do lugar que Jesus nos preparou no Seu Reino.
A Virgem Maria, que fiel e docilmente desempenhou a sua função na comunidade primitiva, nos ensine a redescobrir o nosso lugar na Igreja e nos ajude a sermos anunciadores e edificadores do Reino de Deus já na vida presente.

fonte: www.cliturgica.org

0 comentários:

Postar um comentário