sexta-feira, 24 de junho de 2011

Natividade de S. João Batista

A única natividade celebrada pela Igreja Católica, em Solenidade, depois da Natividade de Jesus, em 25 de Dezembro e a Natividade de Nossa Senhora em 8 de Setembro.
João Batista o último profeta bíblico esteve diretamente na aurora messiânica de Jesus. Ele apresenta Jesus como o "Agnus Dei"; Cordeiro de Deus, que tira os pecados do mundo.
Abaixo, o Cântico que conclui a nossa Oração e a Oração de toda a Igreja peregrina, todos os dias por todos os homens e mulheres, o Cântico de Zacarias, ou Benedictus, que o pai de João Batista, elevou ao Senhor Deus.

Benedictus - Lc 1,68-79

"– Bendito seja o Senhor Deus de Israel,porque a seu povo visitou e libertou;– e fez surgir um poderoso Salvador na casa de Davi, seu servidor, – como falara pela boca de seus santos, os profetas desde os tempos mais antigos, – para salvar-nos do poder dos inimigos e da mão de todos quanto nos odeiam.
– Assim mostrou misericórdia a nossos pais, recordando a sua santa Aliança – e o juramento a Abraão, o nosso pai, de conceder-nos que, libertos do inimigo, – a ele nós sirvamos sem temor
em santidade e em justiça diante dele, enquanto perdurarem nossos dias.
– Serás profeta do altíssimo, ó menino, pois irás andando à frente do Senhor para aplainar e preparar os seus caminhos, – anunciando ao seu povo a salvação, que está na remissão de seus pecados,
– pela bondade, e compaixão de nosso Deus, que sobre nós fará brilhar o Sol nascente,
– para iluminar a quantos jazem entre as trevas e na sombra da morte estão sentados
– e para dirigir os nossos passos, guiando-os no caminho da paz."

0 comentários:

Postar um comentário